top of page

Agradecimento 2023

  • Foto do escritor: Vera Purcina
    Vera Purcina
  • 15 de dez. de 2023
  • 2 min de leitura

Dezembro chegou! Com muito calor, a aproximação do verão traz a luminosidade do sol, destacando as flores que germinaram na primavera mas que resistem nesta estação. A cidade é enfeitada com os adereços do Natal, o clima é aconchegante e os sonhos dos homens comandam a movimentação do final do ano.


Neste mês é comum fazer uma retrospectiva do tempo que passou, o que se vivenciou, aprendeu, desenvolveu e também das atitudes que se arrependeu. Esta é uma experiência introspectiva e individual, em que apenas cada um sabe de si.


Sendo assim, vou compartilhar com vocês o meu sentimento ao findar 2023. Sou muito grata às pessoas que compartilharam momentos comigo: alegres, tristes, pesados, leves, presencial ou remotamente. Momentos de amor, de dor, de trabalho, de planejamento, de estudo, de cura, de lazer.


Este ano vi nascer o meu livro como co-autora junto à querida equipe do Laboratório de Saúde Mental Multimétodos da Usp (S.P.) a respeito de estudos e práticas de prevenção ao suicídio. Recebi carinho acerca dos textos e poemas que escrevi. Pacientes se desenvolveram dentro do processo psicoterápico. Frente esses resultados sinto que devo continuar exercendo a psicologia que faço tendo como pilares os valores éticos, a humanização e o afeto. Sem cair no risco de idealizações, exteriorizo os erros cometidos sabendo-me estar em constante aperfeiçoamento. Assim, nunca prometi a cura nem ofereci receitas de bem viver.


Compreendendo o ser humano como um todo integrado e reflexo das condições de vida circunstanciais, históricas e genéticas, procuro auxiliá-lo a fazer uma integração de suas vivências e a dar sentido à doença que o acomete. Assim, automaticamente vai lidar com o sintoma, o qual é a expressão subjetiva da sua realidade interna ou externa, com uma multi causalidade da patogenia.


Cada passo auto consciente importa, é transformador. É a busca do bem estar físico, mental e social (não somente a ausência da doença). Muitas pessoas acreditaram no meu trabalho. Saibam que, com as trocas, nos desenvolvemos conjuntamente. E que é muito bom saber que partilhamos da mesma busca e construção de um mundo melhor para todos. Muito obrigada!


Vera Purcina

댓글


bottom of page