top of page

As pessoas têm sombras

  • Foto do escritor: Vera Purcina
    Vera Purcina
  • 22 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

Todos têm sombra. Aquela parte escondida dentro de si, difícil de adentrar, onde são guardados os pensamentos mais íntimos, os sentimentos recalcados, as memórias "esquecidas". Geralmente assustadoras, são os aspectos inaceitáveis, mas que vão acompanhando a pessoa durante toda a vida, como o reverso do verso, parte escura da luz.

Tem criança que, desde cedo descobre sua sombra e brinca com ela. Outras, se assustam com aquela imagem escura que parece persegui-la, imitando seus gestos à meia distância. Fazendo uma analogia, os adultos também reagem de formas diferentes frente as suas sombras psíquicas.

Há aqueles que a olham diretamente e vão aprendendo a usá-la a seu favor. Significa que estas pessoas entram em contato com suas angústias através do processo de auto conhecimento. Isso não é fácil pois vários conteúdos do passado que foram guardados a sete chaves ali no cantinho da psique denunciam alguma dor ou ameaça de perda da estabilidade. Mas alguns correm o risco porque vislumbram a possibilidade de alcançar maior bem estar.

Por outro lado, muitas pessoas permanecem controladas por emoções, as quais, à principio, lhe soam tão estranhas que até pensam que não são suas e negam as próprias atitudes. Chegam a criticar, pré julgar ou aconselhar os que estão a sua volta, porém não enxergam suas próprias sombras as quais insistem em aparecer vez ou outra, tirando-lhes a tranquilidade, a lógica da razão e até a respiração. São as famosas crises que eclodem esporadicamente, quando o corpo já não consegue mais sufocar os sentimentos.

Assim, cada pessoa vai escolhendo como se relacionar com o seu eu. Porém, ao lidar com a sombra, aumenta a probabilidade de se alcançar uma vida mais simples, autêntica e genuína. É se olhando, inclusive do avesso, que se obtém autoestima e autoconfiança. Consequentemente poderá reduzir (se não desaparecer) as crises, as preocupações exacerbadas, a fadiga...

E a vida ficará mais leve.

Vera Purcina

Comments


bottom of page