Setembro Esperança
- Vera Purcina
- 5 de set. de 2023
- 2 min de leitura

Setembro anuncia a chegada de um feriado nacional, a proximidade da primavera e é o mês de valorização da vida. Sendo assim, pode ser considerado o período em que a esperança está em destaque no cotidiano das pessoas.
Na questão do feriado, sem quaisquer idealizações ou pieguismos e ciente das dificuldades da sociedade, pode-se observar que o povo brasileiro, de forma geral, possui qualidades importantes que o tornam único tais como a resiliência, a alegria e o humor, a criatividade, a solidariedade, a persistência... Assim, no dia 7, há de se celebrar a pátria brasileira reconhecendo a multiplicidade de positividade e possibilidades que este povo, com características e aspirações em comum, oferece ao mundo. Comemorar, não a independência do Brasil pois, a globalização conectou todos os países evidenciando sua interdependência. Mas aplaudir sim o processo de desenvolvimento do povo, o qual está sempre buscando se aperfeiçoar e melhorar de vida.
A esperança (de conquistar dias melhores) é inerente à natureza humana, porém esta expectativa de futuro não deve ser confundida com nenhum tipo de conformismo ou utopia. Pelo contrário, a esperança está calcada na realidade e necessariamente está relacionada a tomada de atitudes em direção à meta desejada. Ou seja, quando se deseja um futuro melhor, é necessário "correr atrás" e fazer por onde.
Ao surgir, a esperança é tal qual uma chama do fogo frente a ventania, pois vai aumentando tanto individualmente como vai se espalhando no ambiente ao seu redor. Assim, é bom acreditar que chegará o dia em que toda a nação participará de anseios construtivos.
Então, que setembro chegue reavivando o sentimento de amor à esse país, às suas belezas naturais, ao seu patrimônio material e imaterial, à sua história. Ao mesmo tempo, que traga mais valorização à brasilidade do povo e as idiossincracias de cada pessoa.
Nutrir a alma com as sementes germinadas de humanização trazidas por um novo tempo e compartilhar esse sentimento é também acreditar que todas as vidas importam. E zelar por elas.
Vera Purcina
ความคิดเห็น